segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Maiêutica infantil

-Mãe!
-Sim?
-Onde é o fim do mundo?
-O mundo não tem fim.
-Mas o papai disse que a tia Joana mora lá no fim do mundo…
-Modo de dizer, filho…
-Mas… Fim do mundo… Dever existir sim o fim do mundo!
-Não, Juninho. Não existe!
-Ah, mas existe sim. Se eu andar e andar eu ainda chego no fim do mundo, a senhora vai ver!
-Está certo.
-Aí eu te falo onde é tá, mãe!
-Tá certo!
Juninho volta cinco minutos depois.
-Mãe.
-Diga.
-Por que a gente dorme?
-Porque a gente se cansa.
-Mas por que a gente se cansa?
-Porque ninguém é de ferro, filho.
-Ah, então quem é de ferro não se cansa?
-Não.
-E quem é de ferro?
-Ninguém.
-Ninguém, mãe?
-Ninguém, filho.
-Mas isso está errado, mãe!
-O que?
-Tínhamos que ser de ferro!
-Por quê?
-Imagine só, mãe, se todo mundo fosse de ferro: Ninguém ficaria cansado!
-Ai, meu filho…!
-Mas ia ser chato, né,mãe?
- O que?
-A vida. Todo mundo iria gostar de acordar cedo. Bem, acordar não, porque ninguém dormiria não é? E que graça teriam as férias?Ninguém iria se importar se as férias chegassem. Aliás, ninguém precisaria de férias.
-Verdade.
-Seria tudo tão chato. Todo mundo iria querer trabalhar. Ninguém olharia para ninguém.
-Verdade.
-Mãe! Acabo de descobrir agora!
- O que?
-A importância da preguiça!
-Como?
-Se ninguém tivesse preguiça, todo mundo teria preguiça de viver.
-Como assim?
-Ora, mãe, a vida seria uma coisa tão trabalhosa, com tanto trabalho que não teria graça. As pessoas fabricariam um monte de regadores, mas nunca parariam para ver a beleza de uma flor que foi regada. Imagine só!
-É filho, você tem toda razão. Vá pegar o sabão em pó pra mamãe na varanda, por favor.
-Tá.
Juninho volta correndo e entrega o sabão em pó para a mãe.
-Mãe.
-Sim?
-Por que a nossa casa tem parede?
-Para segurar o teto.
-Mas e se tivesse só as portas, não daria para segurar o teto?
-Não.
-Mas…
-Ah, Juninho! Vá brincar!
-Mas, mãe…
-Deus é pai! Diga, menino!
-Nossa, mãe!
-O que?
-Deus é pai?
-Sim.
-Mas quem é o pai de Deus?
-Não sei.
-Não sabe?
-Não.
-Mas como, não sabe?
-Deus não tem pai, Juninho!
-Não?
-Não.
Dois minutos depois o menino volta.
-Mãe.
-Sim?
-A senhora não fica com pena dele?
-De quem?
-De Deus.
-Por quê?
-Porque ele é tão bom… E nem tem pai.
-Juninho…
-Mas ele tem mãe, não tem?
-Não sei.
-Não sabe?
-Não, filho, é porque…
-Ele tem ou não tem mãe?
-É que ele não é gente como a gente,filho.
-Então ele é de ferro?
-Não.
-Mas…
-Ele nunca dorme, mãe?
-Não.
-Então ele é de ferro?
-Não!
-Mas, mãe…
-Um dia entenderemos tudo isso, filho….
-Um dia,quando, mãe?
-Ah, filho! Vá brincar!
-Tá bom, mãe, não fique brava comigo, eu já vou.
Juninho some. Desesperada, a mãe pergunta à vizinha se ela sabe onde seu filho está e a vizinha responde tranqüilamente, sentada na calçada:
-Há algumas horas ele estava aqui na rua. Saiu dizendo que iria procurar onde fica o fim do mundo e que já estava voltando.

5 comentários:

Allyne Araújo disse...

criança tem um quer de imaginação e encanto que ahh!! deixa a gente muito maravilhado e admirado com tudo isso.. bjoo

elyzabethcondorena disse...

Coisinha da Livia hehehe
Este lado criança sempre otimo !
bjos

"(H²K) 久保 - Hamilton H. Kubo" disse...

Adorável história Lívia, como sempre é!
Mas que haja paciência para essa maiêutica infantil!! rsrs

Beijos

Inercya disse...

Com tanta pergunta assim, eu ia ficar louca. hahaha
primeiro que eu nem ia saber lidar :P
ah, as crianças e suas curiosidades...

sim, obrigada por divulgar no twitter. achei fofíssimo da sua parte :)~

:**

thaic. disse...

ai que dó! sei bem como é, meus irmãos são assim, rs.
acho graça, e acho até bonito essa chuva de perguntas. pra ser sincera, acho bonito mesmo ser criança.